BABUREN, Dirck van (b. ca. 1590, Utrecht, d. 1624, Utrecht) Biography Dutch painter (original name Theodor Baburen) who was a leading member of the Utrecht school, which was influenced by the dramatic chiaroscuro style of the Italian painter Caravaggio. After studying painting with a portraitist and history painter in Utrecht, Baburen traveled to Rome about 1612. His most important Italian commission was the decoration of a chapel in the Church of San Pietro in Montorio, Rome (1615-20), which included his Entombment (1617). In 1620 Baburen returned to Utrecht, where he shared a studio with Hendrick Terbrugghen in about 1622-23. The influence of Caravaggio may be seen in his Christ Crowned with Thorns (two versions, at the Franciscan House, Weert, Netherlands, and at Drury-Lowe Collection, Locko Park, England), based on a lost painting by the master. Baburen was especially fond of genre scenes (subjects from everyday life), such as The Procuress (1622; Museum of Fine Arts, Boston). A certain coarseness in conception, irregular compositional rhythms, and less atmospheric quality distinguish Baburen's art from that of his greater contemporaries, but his manner of painting can be said to be broad and forceful.
BALESTRA, Antonio (b. 1666, Verona, d. 1740, Verona) Biography Italian painter and printmaker. His altarpieces and history paintings, which unite late Baroque classicism with Venetian colour, brought new life to north Italian painting. The son of Lucia Boschetti and Francesco Balestra, a wealthy merchant, he studied literature, rhetoric and the humanities, but, after lessons in drawing and perspective with Giovanni Zeffis (d. 1688) and one Monsignor Bianchini (1646-1724), he moved to Venice in 1687 and trained with Antonio Bellucci. In 1691 he transferred to Rome, where he studied with Carlo Maratti, whose art continued a classical tradition that can be traced back to Raphael, and where he also absorbed the work of Annibale Carracci and Domenichino. In 1694 Balestra's large drawing of the Fall of the Giants (Rome, Galleria Accademia Nazionale di S Luca) won first prize in a competition at the Accademia di S Luca. In 1695 he returned to Verona, where he was acclaimed as the chief exponent in the Veneto of Maratti's late Baroque classicism. His pictures of this period were mainly small religious works, such as the Agony in the Garden (private collection). In Verona he established a school of painting. His masterpiece, the Recovery of the Bodies of Sts Cosma and Damian, is in the Basilica di Santa Giustina in Padova.
Ver muito lucidamente prejudica o sentir demasiado. E os gregos viam muito lucidamente, por isso pouco sentiam. De aí a sua perfeita execução da obra de arte. Fernando Pessoa A arte de persuadir consiste tanto mais em agradar do que em convencer, quanto os homens se guiam mais pelo capricho do que pela razão. Blaise Pascal A arte de um autor está em rasurar. Carlo Dossi A arte deve ser mentira verdadeira e não falsa verdade. Jean Rostand A arte deve ser um órgão moral da vida humana. Léon Tolstoi A arte é um antidestino. André Malraux A arte é um jogo. Tanto pior para quem faz dele um dever. François Jacob A arte existe no instante em que o artista se afasta da natureza. Jean Cocteau A arte não é outra coisa senão a força de sugestão de um detalhe. Corrado Alvaro A arte não é, de modo nenhum, necessária. Tudo o que é preciso para tornarmos o mundo mais habitável é o amor. Isadora Duncan A arte sempre foi isto - interrogação pura, questão retórica sem a retórica - embora se diga que aparece pela realidade social. Samuel Beckett A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado. André Malraux A decisão é, frequentemente, a arte de ser cruel a tempo. Henry Becque A filosofia não é um meio de descobrir a verdade. Mas é, como a arte, um processo de a «criar». Vergílio Ferreira A imortalidade é a arte de se morrer em tempo. Sofocleto A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio. Ariano Suassuna A moral da arte reside na sua própria beleza. Gustave Flaubert A mulher tem a arte de apropriar-se do dinheiro do amante apaixonado. Ovídio A natureza está constantemente a misturar-se com a arte. Ralph Emerson A necessidade geral da arte é a necessidade racional que leva o homem a tomar consciência do mundo interior e exterior e a lazer um objeto no qual se reconheça a si próprio. Georg Hegel À questão: - O que é a arte? - seria possível responder brincando (mas não seria uma brincadeira tola): que a arte é o que todos sabem o que é. Benedetto Croce amizade"A Amizade é desnecessária - como a filosofia, como a arte, como o próprio universo (pois Deus não precisava criar). Ela não tem valor de sobrevivência; ela é, antes, uma das coisas que dão valor à sobrevivência."[de Os Quatro Amores, pág. 100] C.S.Lewis Arte e vida se misturam.Fantasia e realidade se acrescentam. Affonso Romano de Santana As obras de arte são uma infinita solidão: nada as pode alcançar tão pouco quanto a crítica. Rainer Rilke
Alimento para el almaCaixaForum Madrid, que abrió sus puertas en la capital el pasado mes de febrero, acoge desde hoy una exposición que nos permite recorrer algunos episodios de la pintura religiosa realizada en Italia entre los siglos XV y XVII. "El pan de los ángeles. Colecciones de la Galería de los Uffizi. De Botticelli a Luca Giordano" reúne 45 obras procedentes de esta prestigiosa colección florentina y sintetiza los principales motivos de la iconografía cristiana, con especial atención al sacrificio de Cristo para redimir a los hombres del pecado original.Más información
665 Obras-primas de nu dos grandes Mestres da História da Arte (Pintores, Escultores e Fotografos). [ E N T R E N A G A L E R I A ] É muito difícil encontrar trabalhos que consigam materializar a fantástica comunhão do Nu com a Arte. Dos clássicos mestres da história, poucos conseguiram superar este desafio. A beleza e sensualidade do nu, por muitas vezes confundida com o vulgar, é a própria essência da arte. O corpo humano é a fonte de quase todas as inspirações. A nudez é sempre inquietante, instigadora e bela. Por isso o artista, seja na pintura, escultura, na dança ou fotografia, encontra no corpo nu uma profunda ligação com a pureza do ser. É a sensualidade que move a criação em todos os sentidos. É a sensualidade que evoca o amor, a paixão e a criação do homem. Por isso a nudez nos toca tanto e tão profundamente. É o lúdico prazer de vivenciar a nossa própria encarnação. Para aqueles que apreciam o nu artístico, OCAIW apresenta a mais completa e selecionada galeria, contemplando os principais mestres e artistas que melhor traduziram o nu na história da arte. (Ariano Cavalcanti de Paula)"A arte nunca é casta, se deveria mantê-la longe de todoos os cândidos ignorantes. Nunca se deveria deixar que gente impreparada se lhe aproximasse. Sim, a Arte é perigosa. Se é casta não é Arte."(Pablo Picasso)